O QUE É O CURSO DE INICIAÇÃO MUSICAL?
O Curso de Iniciação Musical é um curso direcionado para o ensino da música, destinado a crianças entre os 6 e os 9 anos de idade que estejam a frequentar o 1º ciclo na escola de ensino regular.
Este curso tem como propósito principal, estimular o desenvolvimento de competências motoras e artísticas que permitam ao/à aluno/a prosseguir os seus estudos na música e, em paralelo, estimular o seu desenvolvimento pessoal e social, através de um ensino orientado para a faixa etária do aluno.
A duração do curso varia consoante o ano de escolaridade do aluno, sendo que, os graus e anos estabelecem correspondência da forma seguinte:
- 1º Ano: I Grau
- 2º Ano: II Grau
- 3º Ano: III Grau
- 4º Ano: IV Grau
Nota: O aluno poderá ingressar no Curso de Iniciação Musical, em qualquer um dos anos do 1º ciclo, não sendo de carácter obrigatório ter frequentado os anos anteriores.
QUAL É O VALOR DA MENSALIDADE DO CURSO?
O Curso de Iniciação Musical pode ou não ser parcialmente financiado pelo Ministério da Educação, sendo que, as vagas para o curso comparticipado são limitadas.
Mesmo conseguindo obter vaga para financiamento, este apoio é parcial, existindo sempre uma mensalidade (ainda que reduzida face ao valor normal do curso), cuja liquidação fica a cargo do Encarregado de Educação.
Em alternativa, o aluno poderá ingressar em regime livre autofinanciado. Neste último caso, compete ao Encarregado de Educação assumir a liquidação do valor do plano de estudos abaixo indicado, na sua totalidade.
Notas:
- Os custos de aquisição do instrumento escolhido e materiais pedagócios obrigatórios (partituras, livros, cadernos, entre outros) não são financiados, ficando a cargo do encarregado de educação;
- A deslocação do aluno para o Conservatório fica a cargo do encarregado de educação.
- O encarregado de educação deverá ainda assegurar o pagamento de uma quota anual de inscrição na Associação detentora do Conservatório, de valor tabelado e de acordo com o preçário em vigor no ano letivo em que se matricular.
HÁ COMPARTICIPAÇÃO PARA A AQUISIÇÃO DO INSTRUMENTO?
Não. Os custos de aquisição e manutenção do instrumento escolhido, bem como dos materiais pedagógicos obrigatórios (partituras, livros, cadernos, entre outros) ficam a cargo do encarregado de educação.
QUE DISCIPLINAS COMPÕEM O PLANO DE ESTUDOS DO CURSO DE INICIAÇÃO MUSICAL?
O Curso de Iniciação Musical, tem uma carga horária* total de 135 minutos semanais, distribuídos pelas disciplinas seguintes:
- Instrumento: 1 x 45 minutos/semana (Aula partilhada por até 4 alunos)
- Formação Musical: 1 x 45 minutos/semana (Aula de turma)
- Classe de Conjunto: 1 x 45 minutos/semana (Aula de Turma)
* Nota: Os alunos matriculados em regime autofinanciado não estão obrigados a cumprir o plano de estudos indicado na sua totalidade, devendo o encarregado de educação contactar a secretaria a fim de lhe serem apresentadas outras opções.
ONDE SÃO LECIONADAS AS AULAS?
As aulas relativas ao Curso de Iniciação Musical são lecionadas nas instalações do Conservatório de Música Sons e Compassos.
QUE INSTRUMENTOS POSSO ESCOLHER?
Os instrumentos lecionados em curso oficial no Conservatório são os seguintes:
CORDAS: Violino, Viola d’Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Guitarra Clássica
TECLAS: Piano
SOPROS: Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, Flauta Transversal, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba
PERCUSSÃO: Percussão, Bateria
COMO POSSO FAZER A CANDIDATURA DO MEU EDUCANDO?
Para candidatar o seu educando ao Curso de Iniciação Musical, deve submeter a candidatura ao mesmo, através do nosso site, dentro dos prazos estipulados para tal que serão divulgados no mesmo.
Após submeter a candidatura, o candidato terá que realizar uma prova de aptidão musical, e o seu encarregado de educação uma entrevista.
A presença do candidato nas provas é obrigatória e a falta de comparência anula automaticamente a candidatura.
QUE OPÇÕES TEMOS, SE NÃO FOR SELECIONADO?
Caso o candidato não seja admitido nas provas de aptidão para ingresso no Curso de Iniciação Musical comparticipado ou não tenha vaga, existe sempre a possibilidade de frequentar o mesmo curso através de regimes não financiados, já indicados anteriormente.
De qualquer forma, ao longo do seu percurso e de acordo com as vagas existentes, é possível existir a transição de regimes, podendo um aluno que inicialmente não consiga obter comparticipação vir a consegui-la noutro ano letivo.
QUAL É O PRAZO DAS CANDIDATURAS PARA O CURSO DE INICIAÇÃO MUSICAL 2023/2024?
- 1ª Fase: De 27/02/2023 a 11/06/2023
Poderá ser aberta uma 2ª fase de candidaturas caso as vagas existentes para o ano letivo 2023/2024 não sejam todas preenchidas na 1ª fase.