Curso Básico de Música



 

O QUE É O CURSO BÁSICO DE MÚSICA?

O Curso Básico de Música é um curso oficial com um plano curricular direcionado para o ensino especializado da música.

Tem a duração de 5 anos letivos, durante os quais os/as alunos/as desenvolverão aprofundadamente os seus conhecimentos de teoria musical, de prática instrumental e de prática musical em conjunto.

O Curso Básico de Música pode ser frequentado em regime articulado ou em regime supletivo não comparticipado.



O QUE É O REGIME ARTICULADO?

O regime articulado prevê uma articulação curricular entre o Conservatório e a escola de ensino regular frequentada pelo/a aluno/a, feita com base num protocolo celebrado entre as duas entidades.

Sendo o/a aluno/a integrado neste regime de ensino, as disciplinas do plano de estudos do curso de música passam a integrar a sua pauta de avaliação na escola de ensino regular, em substituição de algumas disciplinas do plano de estudos originalmente previsto.

O regime articulado é um regime totalmente financiado pelo Ministério da Educação, sendo as vagas anuais distribuídas pelos/as candidatos/as de acordo com os resultados obtidos nas provas de aptidão e seriação.

Neste regime de ensino e ao longo do seu percurso escolar, o/a aluno/a vai obtendo equivalência aos graus de ensino da música, através de uma correspondência direta entre o ano de escolaridade do ensino regular e o grau do Conservatório.

Esta correspondência estabelece-se da seguinte forma:

  • 5º Ano: 1º Grau
  • 6º Ano: 2º Grau
  • 7º Ano: 3º Grau
  • 8º Ano: 4º Grau
  • 9º Ano: 5º Grau

As vagas em regime articulado estabelecidas para cada ano letivo são afetas a determinadas escolhas de instrumento musical, em acordo com o projeto educativo do Conservatório.



O QUE É O REGIME SUPLETIVO NÃO COMPARTICIPADO?

O regime supletivo, ao contrário do regime articulado, é um regime de ensino onde não existe articulação com a escola de ensino regular, tendo o/a aluno/a de frequentar todas as disciplinas na escola de ensino regular em paralelo com todas as disciplinas do Curso Básico de Música no Conservatório.

O regime supletivo não é comparticipado pelo Ministério da Educação, havendo por esse motivo um valor de mensalidade* afeto à frequência do/a aluno/a no curso, a liquidar pelo Encarregado de Educação.

*Ao valor da mensalidade acrescenta-se o pagamento de uma quota anual de inscrição, de acordo com o preçário em vigor no ano letivo em que o/a aluno/a se matricular.



A QUEM SE DESTINA?

O ingresso no 1º grau do Curso Básico de Música em regime articulado destina-se a alunos/as que iniciem o 5º ano de escolaridade.


No entanto, qualquer aluno/a com competências e conhecimentos musicais pode fazer a sua candidatura, devendo prestar provas adequadas ao grau correspondente ao seu ano de escolaridade do ensino regular.



COMO POSSO FAZER A MINHA CANDIDATURA?


Para candidatar o/a seu/sua educando/a ao Curso Básico de Música em regime articulado, deve submeter a candidatura através do nosso site, dentro dos prazos estipulados para tal referentemente a cada ano letivo.

Após submeter a candidatura, o/a aluno/a será convocado para a realização de provas de aptidão e seriação, que visam avaliar a sua aptidão musical, e para uma entrevista.

A presença do/a candidato/a nas provas, bem como do respetivo/a encarregado/a de educação na entrevista, é obrigatória, e a falta de comparência de qualquer uma das partes anula automaticamente a candidatura.



QUAL É A CARGA HORÁRIA DO CURSO BÁSICO DE MÚSICA?

O Curso Básico de Música tem uma carga horária total de 315 minutos semanais, distribuídos pelas disciplinas de Instrumento, Formação Musical e Classe de Conjunto.




ONDE SÃO LECIONADAS AS AULAS?

As aulas relativas ao Curso Básico de Música são lecionadas nas instalações do Conservatório de Música Sons e Compassos. A deslocação do/a aluno/a de e para o Conservatório é da inteira responsabilidade do/a encarregado/a de educação.



QUE INSTRUMENTOS POSSO ESCOLHER?

Os instrumentos lecionados no Curso Básico de Música são os seguintes:

  • Canto
  • Clarinete
  • Contrabaixo
  • Fagote
  • Flauta Transversal
  • Guitarra
  • Oboé
  • Percussão
  • Piano
  • Saxofone
  • Trombone
  • Trompa
  • Trompete
  • Tuba
  • Viola d'arco
  • Violino
  • Violoncelo




HÁ COMPARTICIPAÇÃO PARA A AQUISIÇÃO DO INSTRUMENTO?

Não. Os custos de aquisição e manutenção do instrumento escolhido, bem como dos materiais pedagógicos obrigatórios (partituras, livros, cadernos, entre outros) são da inteira responsabilidade do/a encarregado/a de educação.



COMO POSSO FORMALIZAR A INSCRIÇÃO?

Para inscrever o/a seu/sua educando/a no Curso Básico de Música em regime supletivo autofinanciado (sem comparticipação), deverá deslocar-se à secretaria do Conservatório a fim de preencher a ficha de inscrição, liquidar o valor da quota anual de inscrição e mensalidade, e marcar os horários das aulas.

Caso pretenda formalizar uma candidatura para o Curso Básico de Música em regime articulado, deverá aceder ao nosso website e preencher o formulário online de candidatura, esperando posteriormente por convocatória para realização de provas de aptidão e entrevista.



QUE OPÇÕES EXISTEM NO CASO DE NÃO OBTENÇÃO DE VAGA COMPARTICIPADA?

Caso o candidato não obtenha vaga para frequência do Curso Básico de Música em regime articulado, e caso mantenha o interesse em ingressar no Conservatório, poderá formalizar a sua inscrição em regime autofinanciado (sem comparticipação), assegurando o pagamento do valor total de mensalidade previsto para o curso.

Em alternativa, poderá inscrever-se no Conservatório em regime de curso livre, podendo neste caso escolher um plano de estudos menos completo.


Nos anos subsequentes, até concluir o 9º ano de escolaridade, o/a aluno/a poderá voltar a candidatar-se à obtenção de vaga comparticipada, desde que demonstre ter os conhecimentos previstos para o grau a que se candidata, e que surja uma vaga para o grau em questão por meio, por exemplo, de uma desistência.



QUAL É O PRAZO DAS CANDIDATURAS PARA O CURSO BÁSICO DE MÚSICA 2024/2025?


1ª fase de candidaturas: de 01/02/2024 até 02/06/2024

2ª fase de candidaturas: de 03/06/2024 até 25/08/2024


Poderá fazer a candidatura para o Curso Básico de Música para o ano letivo 2024/2025 no botão abaixo.



Consulte aqui o nosso Catálogo Interativo do Curso Básico de Música! Qualquer dúvida que tenham, podem entrar em contacto connosco.

Políticas de cookies - Saiba mais aqui