219613329 - 965281094

Curso Básico de Música




Já pensaste que o teu futuro pode começar aqui? 




O QUE É O CURSO BÁSICO DE MÚSICA?

O Curso Básico de Música é um curso oficial com um plano curricular direcionado para o ensino especializado da música.

Tem a duração de 5 anos letivos, durante os quais os/as alunos/as desenvolverão aprofundadamente os seus conhecimentos de teoria musical, de prática instrumental e de prática musical em conjunto.

O Curso Básico de Música pode ser frequentado em regime articulado ou em regime supletivo.


O QUE É O REGIME ARTICULADO?

O Regime Articulado prevê uma articulação curricular entre o Conservatório e a escola de ensino regular frequentada pelo/a aluno/a. Assim, as disciplinas do plano de estudos do curso de música passam a integrar a pauta de avaliação do/a aluno/a na escola de ensino regular, em substituição de algumas disciplinas do plano de estudos do ensino regular.

O Regime Articulado é um regime totalmente financiado pelo Ministério da Educação, sendo as vagas anuais distribuídas pelos candidatos de acordo com os resultados obtidos nas provas de seleção.

Neste regime de ensino e ao longo do seu percurso escolar, o/a aluno/a vai obtendo equivalência aos graus de ensino da música, através de uma correspondência direta entre o ano de escolaridade do ensino regular e o grau do Conservatório. Esta correspondência estabelece-se da seguinte forma:

- 5º Ano: 1º Grau
- 6º Ano: 2º Grau
- 7º Ano: 3º Grau
- 8º Ano: 4º Grau
- 9º Ano: 5 º Grau



A QUEM SE DESTINA ?

O ingresso no 1º grau do Curso Básico de Música em regime articulado destina-se a alunos/as que frequentem o 5º ano de escolaridade.


No entanto, qualquer aluno/a com competências e conhecimentos musicais pode fazer a sua candidatura, devendo prestar provas para o grau correspondente ao seu ano de escolaridade do ensino regular.



COMO POSSO FAZER A MINHA CANDIDATURA?


Poderás fazer a tua candidatura através do nosso site sendo que, posteriormente, terás de realizar as provas de aptidão e de seleção.



PARA QUE SERVEM AS PROVAS DE SELECÇÃO?

As provas de seleção são realizadas com o objetivo de avaliar a aptidão musical do/a candidato/a, tanto para a vertente de Formação Musical como para o instrumento a que se candidata. 

Assim, depois de apresentares a tua candidatura, serás convocado/a para 2 provas distintas, ambas de carácter obrigatório:

- Prova de Aptidão Musical

- Prova de Aptidão Instrumental



E SE NÃO FOR SELECIONADO/A?

Caso o/a candidato/a não seja admitido/a nas provas de aptidão para ingresso no Curso Básico de Música ou não tenha vaga, existe sempre a possibilidade de frequentar o mesmo curso através de regimes não financiados * (regime supletivo e regime livre).

De qualquer forma, ao longo do seu percurso formativo e de acordo com as vagas existentes, é possível existir a transição de regimes, pelo que, um/a aluno/a que, inicialmente, não consiga obter o financiamento estatal poderá vir a ter a possibilidade de integrar o regime articulado mais tarde.


* Nota: O regime supletivo e regime livre não prevê a dispensa de qualquer disciplina do plano de estudos do ensino regular.



QUE DISCIPLINAS VOU TER NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA? 

Os/As alunos/as que frequentarem o Regime Articulado, terão a seguinte carga horária distribuída pelas seguintes disciplinas:


Instrumento: 1 x 45 minutos

Formação Musical: 2 x 45 minutos

Classe de Conjunto: 2 x 45 minutos

Oferta Complementar (A definir pelo Conservatório de Música)



ONDE SÃO LECIONADAS AS AULAS?

As aulas relativas ao Curso Básico de Música são lecionadas nas instalações do Conservatório de Música Sons e Compassos.



QUAL É O VALOR DO CURSO?

Aprender música tem um valor incalculável. Temos a certeza que vais perceber isso assim que começares a tocar as primeiras músicas no teu violoncelo e a dar grandes concertos de Natal nos jantares de família ao som da tua flauta transversal.

Mas respondendo à tua pergunta, desde que tenhas vaga, a frequência do Curso Básico de Música em regime articulado é gratuita através de uma bolsa financiada pelo Ministério da Educação. Dás o teu melhor, mostras todas as tuas competências musicais e tens um futuro brilhante à tua espera!


Nota: Os custos de aquisição do instrumento escolhido e materiais pedagócios obrigatórios (partituras, livros, cadernos, entre outros) não são financiados, ficando a cargo do Encarregado de Educação.



QUE INSTRUMENTOS POSSO ESCOLHER?

Os instrumentos lecionados em curso oficial no Conservatório são os seguintes:

- Violino, Viola d’Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Guitarra, Piano, Canto

- Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, Flauta Transversal, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba

- Percussão, Bateria


Na tua candidatura deverás indicar 2 instrumentos para os quais irá prestar provas, ficando apto/a apenas para um.

A frequência do instrumento estará dependente das vagas existentes para o mesmo. 



QUAL É O PRAZO DAS CANDIDATURAS?

Podes candidatar-te entre 16/04 e 30/06. 

PRAZO DE CANDIDATURAS PARA O ANO LETIVO 2021/2022 TERMINADO.





Qualquer dúvida que tenham, podem entrar em contacto connosco. 


                       

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui