219613329 - 965281094

Curso Secundário de Música





ASSUME AS RÉDEAS DO TEU FUTURO!



O QUE É O CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA?

O Curso Secundário de Música é um curso que complementa o Curso Básico de Música onde os/as alunos/as aprofundam os conhecimentos musicais próprios do instrumento escolhido, bem como da área das ciências musicais e na área da Composição.

O Curso tem a duração de 3 anos, um plano de estudos próprio e pode ser frequentado em regime articulado ou em regime supletivo.



O QUE É O REGIME ARTICULADO E COMO SE APLICA AO ENSINO SECUNDÁRIO?

O Regime Articulado prevê uma articulação curricular entre o Conservatório e o estabelecimento de ensino frequentado pelo/a aluno/a. Assim, as disciplinas do plano de estudos do Curso Secundário de Música passam a integrar a pauta de avaliação do/a aluno/a na escola de ensino regular.

Neste regime, está prevista a substituição de algumas disciplinas do plano de estudos do ensino regular, tendo o/a aluno/a que frequentar apenas as disciplinas da componente geral no estabelecimento de ensino secundário em complemento às disciplinas relativas ao ensino da música.

O Regime Articulado é um regime totalmente financiado pelo Ministério da Educação, sendo as vagas anuais distribuídas pelos candidatos de acordo com os resultados obtidos nas provas de seleção.

Neste regime de ensino e ao longo do seu percurso escolar, o/a aluno/a vai obtendo equivalência aos graus de ensino da música, através de uma correspondência direta entre o ano de escolaridade do ensino regular e o grau do Conservatório. Esta correspondência estabelece-se da seguinte forma:

- 10º ano: 6º Grau
- 11º ano: 7º Grau
- 12º ano: 8º Grau



A QUEM SE DESTINA ?

O ingresso no 6º grau do Curso Secundário de Música em regime articulado destina-se a alunos que frequentem o 10º ano de escolaridade.


No entanto, qualquer aluno com competências e conhecimentos musicais pode fazer a sua candidatura, devendo prestar provas para o grau correspondente ao seu ano de escolaridade do ensino regular.



COMO POSSO FAZER A MINHA CANDIDATURA?


Poderás fazer a tua candidatura através do nosso site sendo que, posteriormente, terás de realizar as provas de aptidão e de seleção.



PARA QUE SERVEM AS PROVAS DE SELECÇÃO?

As provas de seleção são realizadas com o objetivo de avaliar os conhecimentos musicais do candidato, tanto no âmbito de Formação Musical como no âmbito do instrumento. 

Depois de apresentares a tua candidatura, serás convocado/a para 2 provas distintas, ambas de carácter obrigatório:

- Prova de Aptidão Musical

- Prova de Aptidão Instrumental



E SE NÃO FOR SELECIONADO/A?

Caso o/a candidato/a não seja admitido/a nas provas de aptidão para ingresso no Curso Secundário de Música ou não tenha vaga, existe sempre a possibilidade de frequentar o mesmo curso através de regimes não financiados* (regime supletivo e regime livre).

De qualquer forma, ao longo do seu percurso formativo e de acordo com as vagas existentes, é possível existir a transição de regimes, pelo que, um/a aluno/a que, inicialmente, não consiga obter o financiamento estatal poderá vir a ter a possibilidade de integrar o regime articulado mais tarde.


* Nota: O regime supletivo e regime livre não prevê a dispensa de qualquer disciplina do plano de estudos do ensino regular.



QUE DISCIPLINAS VOU TER NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA? 

Podes consultar as disciplinas que vais ter e a carga horária do curso, no Anexo II da Portaria n.º 229-A/2018.



ONDE SÃO LECIONADAS AS AULAS?

As aulas relativas ao Curso Secundário de Música - Regime Articulado são lecionadas nas instalações do Conservatório de Música Sons e Compassos.



QUAL É O VALOR DO CURSO?

Desde que tenhas vaga e sejas aprovado/a nas provas de aptidão e selecção, a frequência do Curso Secunário de Música em regime articulado é gratuita através de uma bolsa financiada pelo Ministério da Educação. 

Nota: Os custos de aquisição do instrumento escolhido e materiais pedagócios obrigatórios (partituras, livros, cadernos, entre outros) não são financiados, ficando a cargo do Encarregado de Educação.



QUE INSTRUMENTOS POSSO ESCOLHER?

Os instrumentos lecionados em curso oficial no Conservatório são os seguintes:

- Violino, Viola d’Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Guitarra, Piano, Canto

- Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, Flauta Transversal, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba

- Percussão, Bateria



QUAL É O PRAZO DAS CANDIDATURAS?

Podes candidatar-te entre 16/04 e 30/06. 




Qualquer dúvida que tenham, podem entrar em contacto connosco. 



                      

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui