219613329 - 965281094

Curso Secundário de Música





ASSUME AS RÉDEAS DO TEU FUTURO!


O QUE É O CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA?

O Curso Secundário de Música é um curso que complementa o Curso Básico de Música onde os/as alunos/as aprofundam os conhecimentos musicais próprios do instrumento escolhido, bem como da área das ciências musicais e na área da Composição.

O Curso tem a duração de 3 anos, um plano de estudos próprio e pode ser frequentado em regime articulado ou em regime supletivo não comparticipado.



O QUE É O REGIME ARTICULADO E COMO SE APLICA AO ENSINO SECUNDÁRIO?

O regime articulado prevê uma articulação curricular entre o Conservatório e o estabelecimento de ensino frequentado pelo/a aluno/a, feita com base num protocolo celebrado entre as 2 entidades.

Assim, as disciplinas do plano de estudos do Curso Secundário de Música passam a integrar a pauta de avaliação do/a aluno/a na escola de ensino regular.


Neste regime, o/a aluno/a frequentará no estabelecimento de ensino secundário apenas as disciplinas da componente geral, sendo as disciplinas da componente ciêntifica e artística, frequentadas no Conservatório de Música.

O Regime Articulado é um regime totalmente financiado pelo Ministério da Educação, sendo as vagas anuais distribuídas pelos candidatos de acordo com os resultados obtidos nas provas de seleção.

Neste regime de ensino e ao longo do seu percurso escolar, o/a aluno/a vai obtendo equivalência aos graus de ensino da música, através de uma correspondência direta entre o ano de escolaridade do ensino regular e o grau do Conservatório. Esta correspondência estabelece-se da seguinte forma:

- 10º ano: 6º Grau
- 11º ano: 7º Grau
- 12º ano: 8º Grau



O QUE É O REGIME SUPLETIVO NÃO COMPARTICIPADO?

regime supletivo, ao contrário do regime articulado, é um regime de ensino onde não existe articulação com a escola de ensino secundário, tendo o aluno de frequentar todas as disciplinas do curso escolhido em paralelo com as aulas do Conservatório de Música. 

O regime supletivo não é comparticipado pelo Ministério da Educação pelo que a liquidação da mensalidade relativa à frequência do aluno no curso fica a cargo do Encarregado de Educação, de acordo com o preçário em vigor no ano letivo em questão. 



A QUEM SE DESTINA ?

O ingresso no 6º grau do Curso Secundário de Música em regime articulado destina-se a alunos que frequentem o 10º ano de escolaridade.


No entanto, qualquer aluno/a com competências e conhecimentos musicais pode fazer a sua candidatura, devendo prestar provas adequadas ao grau correspondente ao seu ano de escolaridade do ensino regular.



COMO POSSO FAZER A MINHA CANDIDATURA?


Para candidatar o/a seu/sua educando/a ao Curso Secundário de Música em regime articulado, deve submeter a candidatura ao mesmo, através do nosso site, dentro dos prazos estipulados para tal, que serão divulgados no mesmo.

Após submeter a candidatura, o/a candidato/a terá que realizar provas de aptidão e selecção, que visam avaliar o grau de conhecimentos do/a candidato/a tanto do ponto de vista da Formação Musical como de Instrumento. Posteriormente, será feita uma entrevista de seleção ao encarregado de educação e ao/à candidato/a.

A presença do/a candidato/a nas provas é obrigatória e a falta de comparência anula automaticamente a candidatura.



QUAL É A CARGA HORÁRIA DO CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA?

As disciplinas e a carga horária do Curso Secundário de Música, podem ser consultadas no Anexo II da Portaria n.º 229-A/2018.



ONDE SÃO LECIONADAS AS AULAS?

As aulas das disciplinas da componente geral do curso serão lecionadas na escola de ensino secundário.

As aulas das disciplinas da componente cientifica e artística são lecionadas nas instalações do Conservatório de Música Sons e Compassos, ficando o transporte do/a aluno/a para o Conservatório, à responsabilidade do Encarregado de Educação.



QUE INSTRUMENTOS LECIONAM NO CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA?

Os instrumentos lecionados em curso oficial no Conservatório são os seguintes:

- Violino, Viola d’Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Guitarra, Piano, Canto

- Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, Flauta Transversal, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba

- Percussão, Bateria



QUAL É O VALOR DO CURSO?

Desde que o/a candidato/a tenha vaga e seja aprovado/a nas Provas de Aptidão e Seleção, a frequência do Curso Secundário de Música em regime articulado é gratuita. 

Caso o/a candidato/a não seja admitido/a nas provas de aptidão para ingresso no Curso Secundário de Música ou não tenha vaga, existe sempre a possibilidade de frequentar o mesmo curso através do regime supletivo não comparticipado.




* Notas:
- O regime supletivo não prevê a dispensa de qualquer disciplina do plano de estudos do ensino regular.

- Os custos de aquisição do instrumento escolhido e materiais pedagócios obrigatórios (partituras, livros, cadernos, entre outros) não são financiados, ficando a cargo do Encarregado de Educação; 
- A deslocação do/a aluno/a para o Conservatório fica a cargo do Encarregado de Educação. A partir do ano letivo 2022/2023, o Conservatório de Música Sons e Compassos passa a ter transporte escolar que o Encarregado de Educação poderá requerer e usufruir medidante o pagamento do valor estipulado no preçário em vigor no ano letivo em que dele necessitar; 
- O Encarregado de Educação deverá ainda assegurar o pagamento de uma quota anual de inscrição na Associação detentora do Conservatório, de valor tabelado e de acordo com o preçário em vigor no ano letivo em que se matricular.





QUAL É O PRAZO DAS CANDIDATURAS PARA O CURSO SECUNDÁRIO DE MÚSICA 2022/2023?

- 1ª Fase: De 24/02/2022 a 30/04/2022

- 2ª Fase: De 01/05/2022 a 30/06/2022



Qualquer dúvida que tenham, podem entrar em contacto connosco. 
                 


Políticas de cookies - Saiba mais aqui