Missão e Valores



Missão

A AEMSC, na sua essência dicotómica de associação cultural e estabelecimento de ensino, alicerça-se em duas grandes missões estruturais. A primeira é a de servir a comunidade em que se insere de forma competente, responsável, e acima de tudo benéfica, providenciando-lhe novas e duradouras valências na área do desenvolvimento cultural. Dito de outra forma, e conceptualizando-se a cultura como substância diferenciadora e potenciadora do pensamento e de tantas outras competências, pretende-se premiar as famílias da terra, que são quem viabiliza e sustenta o nosso trabalho, com novas gerações de seres humanos ainda mais conhecedores e cultos.

A nossa segunda missão, não tão centrada nas ideias de associativismo e intervenção social, é a de sermos reconhecidos como referência educativa pela qualidade de ensino artístico especializado, tanto na área da música como do teatro, zelando sempre pela promoção dos mais altos valores pessoais dos nossos alunos, apostando numa oferta formativa flexível ao ponto de ser capaz de responder a diferentes interesses, sejam eles interventivos, de lazer ou de progressão profissional.


Valores

A AEMSC tem por sentido ser um espaço fundamental de ensino artístico e aprendizagem, onde são facultados os meios para a aquisição e aplicação de conhecimentos, para a interiorização das atitudes e valores universais, para o desenvolvimento de competências artísticas e para a formação de cidadãos críticos, participativos e capazes de intervir no que concerne às necessidades da sociedade. Para que isso aconteça, é necessário apostar em profissionais não só qualificados, mas também humanos e sensíveis, que possam direcionar os nossos alunos no melhor sentido artístico e também pessoal. Esse é um dos nossos grandes valores enquanto escola, e será tão bem-sucedido quanto melhores forem as condições de trabalho oferecidas.

Como estabelecimento de ensino que é, a AEMSC subscreve no seu exercício toda e qualquer medida de inclusão humana, seja ela social, ou de qualquer outro âmbito. Desta forma, terá sempre em consideração as limitações físicas, psicológicas ou socioculturais de qualquer aluno, incluindo-o em pleno no seu funcionamento e adaptando-se caso venha a ser necessário. Fará também por colaborar de forma estreita com os serviços de Ação Social Escolar (ASE) e por estar instruída nas mais recentes diretrizes legislativas no âmbito das Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Importa dedicar um parágrafo à temática da interdisciplinaridade, uma vez que tal conceito é visto com grande seriedade e interesse por parte da escola. Considera-se esta ideia como sendo a base para a formação de jovens competentes e preparados para todas as vertentes do trabalho artístico. Durante os últimos anos letivos tem havido a preocupação de estreitar caminho entre as classes de instrumento, as classes de conjunto e as disciplinas teóricas, bem como de criar novos projetos que permitam aos alunos a compreensão das partes como um todo no que à música e ao teatro diz respeito.

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