219613329 - 965281094

Curso Básico de Teatro

O QUE É O CURSO BÁSICO DE TEATRO?

O Curso Básico de Teatro é um curso oficial com um plano curricular direcionado para o ensino especializado do teatro.

Tem a duração de 5 anos letivos, durante os quais os/as alunos/as desenvolverão aprofundadamente os seus conhecimentos de interpretação, improvisação e movimento, técnica vocal e produção teatral.

O Curso Básico de Teatro pode ser frequentado apenas em regime articulado.



O QUE É O REGIME ARTICULADO?

regime articulado prevê uma articulação curricular entre o Conservatório e a escola de ensino regular frequentada pelo/a aluno/a, feita com base num protocolo celebrado entre as 2 entidades.


Assim, ficando o/a aluno/a integrado neste tipo de regime de ensino, as disciplinas do plano de estudos do curso de teatro passam a integrar a pauta de avaliação do/a aluno/a na escola de ensino regular, em substituição de algumas disciplinas do plano de estudos do ensino regular.

O regime articulado é um regime totalmente financiado pelo Ministério da Educação, sendo as vagas anuais distribuídas pelos candidatos de acordo com os resultados obtidos nas provas de seleção.

Neste regime de ensino e ao longo do seu percurso escolar, o/a aluno/a vai obtendo equivalência aos graus de ensino do teatro, através de uma correspondência direta entre o ano de escolaridade do ensino regular e o grau do Conservatório.

Esta correspondência estabelece-se da seguinte forma:
- 5º Ano: 1º Grau
- 6º Ano: 2º Grau
- 7º Ano: 3º Grau
- 8º Ano: 4º Grau
- 9º Ano: 5º Grau


A QUEM SE DESTINA ?

O ingresso no 1º grau do Curso Básico de Teatro em regime articulado destina-se a alunos/as que frequentem o 5º ano de escolaridade.


No entanto, qualquer aluno/a com competências e conhecimentos de interpretação teatral pode fazer a sua candidatura, devendo prestar provas adequadas ao grau correspondente ao seu ano de escolaridade do ensino regular.



COMO POSSO FAZER A MINHA CANDIDATURA?


Para candidatar o/a seu/sua educando/a ao Curso Básico de Teatro em regime articulado, deve submeter a candidatura ao mesmo, através do nosso site, dentro dos prazos estipulados para tal, que serão divulgados no mesmo.

Após submeter a candidatura, o/a candidato/a terá que realizar provas de aptidão e selecção, que visam avaliar a aptidão do/a candidato/a para o curso a que se propõe ou as suas competências (no caso de estar a candidatar-se a grau superior ao 1º). Posteriormente, será feita uma entrevista de seleção ao encarregado de educação e ao/à candidato/a.

A presença do/a candidato/a nas provas é obrigatória e a falta de comparência anula automaticamente a candidatura.



QUAL É A CARGA HORÁRIA DO CURSO BÁSICO DE MÚSICA?

A Carga horária do Curso Básico de Teatro frequentado em regime articulado difere consoante o ciclo que o/a candidato/a frequenta na escola de ensino regular. 

Assim, a carga horária atribuída a cada um dos ciclos é a seguinte:

- 2ºCiclo: 315 minutos semanais, distribuídos pelas disciplinas seguintes: Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz;

- 3º Ciclo: 360 minutos semanais, distribuídos pelas disciplinas seguintes: Interpretação, Improvisação (movimento), Voz e Técnicas de Produção Teatral.


Salvaguarda-se a possibilidade de ser acrescentado à carga horária semanal acima identificada, uma disciplina de oferta complementar (a definir pelo Conservatório), independentemente do grau frequentado.



ONDE SÃO LECIONADAS AS AULAS?

As aulas do Curso Básico de Teatro são lecionadas nas instalações do Conservatório de Música Sons e Compassos.



QUAL É O VALOR DO CURSO?


No caso em que o/a aluno/a obtenha vaga de financiamento e ser aprovado/a nas Provas de Aptidão e Seleção, a frequência do Curso Básico de Teatro em regime articulado é gratuita. 

Caso o/a candidato/a não seja admitido/a nas provas de aptidão para ingresso no Curso Básico de Teatro ou não tenha vaga, existe sempre a possibilidade de frequentar o mesmo curso, sendo o valor da mensalidade suportado, na sua totalidade, pelo Encarregado de Educação. 




* Notas:
- A frequência do Curso Básico de Teatro em regime autofinanciado não dispensa a frequência de qualquer disciplina do plano de estudos do ensino regular.

- Os custos de aquisição de materiais pedagócios obrigatórios não são financiados, ficando a cargo do Encarregado de Educação; 
- A deslocação do/a aluno/a para o Conservatório fica a cargo do Encarregado de Educação. A partir do ano letivo 2022/2023, o Conservatório de Música Sons e Compassos passa a ter transporte escolar que o Encarregado de Educação poderá requerer e usufruir medidante o pagamento do valor estipulado no preçário em vigor no ano letivo em que dele necessitar;
- O Encarregado de Educação deverá ainda assegurar o pagamento de uma quota anual de inscrição na Associação detentora do Conservatório, de valor tabelado e de acordo com o preçário em vigor no ano letivo em que se matrícular.




QUAL É O PRAZO DAS CANDIDATURAS PARA O CURSO BÁSICO DE TEATRO 2022/2023?

- 1ª Fase: De 24/02/2022 a 30/04/2022

- 2ª Fase: De 01/05/2022 a 30/06/2022





Qualquer dúvida que tenham, podem entrar em contacto connosco. 



Políticas de cookies - Saiba mais aqui