219613329 - 965281094

História

A AEMSC é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2012 e é a entidade proprietária do Conservatório de Música Sons e Compassos. Nasceu da antiga e atualmente extinta Escola de Música Sons e Compassos, escola essa que funcionou também na Terrugem entre 2006 e o ano de fundação da AEMSC. A força motriz por detrás da criação dessa mesma escola, há pouco menos de 15 anos, foi uma análise conjunta entre os vários membros da comunidade geográfica, com especial peso dos encarregados de educação da região, que sinalizava uma clara falta de resposta no âmbito do ensino da música na zona rural do concelho de Sintra, um dos maiores e mais populosos concelhos do país. Por norma, os meios rurais carecem de várias deficiências infraestruturais que dificultam o acesso dos seus habitantes a atividades públicas e privadas no âmbito do ensino e da cultura (nas suas variadas vertentes que não a música) e que usualmente se encontram mais desenvolvidas nos espaços urbanos.
 
Com o passar do tempo, foi sendo constatado um aumento significativo de interesse na escola por parte da comunidade, o que levou a uma extensa e cuidada análise sobre o caminho a seguir. A grande conclusão que daí adveio foi a necessidade de adotar medidas que permitissem a tão desejada expansão da escola de música para um formato que melhor servisse as necessidades da comunidade. A forma que se conceptualizou para tal foi a transformação da entidade em questão de mera escola de música privada em estabelecimento de ensino artístico especializado, onde pudesse haver espaço para o ensino formal da música, não descurando obviamente as vertentes não tão formais da música que tinham tido espaço até então na escola de música. Desta forma, a Associação Escola de Música Sons e Compassos (AEMSC), representada pelo Conservatório de Música Sons e Compassos, foi oficializada por despacho do Ministério da Educação em 12 de julho de 1990, com Autorização Definitiva n.º 4545.
 
No ano letivo de 2014/2015 foi-lhe concedida autonomia pedagógica por despacho de 25/11/2010, do Ministério da Educação e Ciência (MEC). Assim, a AEMSC é uma instituição financiada pelo MEC através da celebração de contracto de patrocínio, nos termos da legislação em vigor. Está abrangida pelo Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, visando prosseguir os objetivos educacionais previstos na Lei de Bases do Sistema Educativo, em particular para o ensino artístico especializado.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui