21 961 33 29 - 965 281 094

História

Situada na Terrugem - Sintra, o Conservatório de Música Sons e Compassos, desenvolve desde a sua abertura em 2006, nessa altura ainda como Sons e Compassos - Academia de Música, uma abordagem inovadora e muito própria ao mundo da música e das artes. 

Tendo como base novos métodos de ensino mas essencialmente centrada na amizade e cooperação entre a comunidade escolar, o Conservatório tem vindo a desenvolver um trabalho de excelência desde a sua fundação, trabalho este que é em ultima análise dos alunos e para os alunos. 

Ao longo da nossa história tivemos o prazer de ver passar nos nossos corredores alunos que mais tarde saíram para desenvolver os seus trabalhos a solo ou em combos como é o caso do "João Fragoso Sexteto" e do "Amigo Ivo" ou dos "Terra na Lua". Outros após concluírem os seus estudos regressaram a "casa" e integram atualmente a nossa fantástica equipa de docentes.

Em 2008 a Sons e Compassos associa-se ao Trinity College de Londres, o centro internacional de exames para as artes performativas que desde 1877 certifica músicos nos quatro cantos do globo e que serve de guia a alunos e músicos profissionais sobre a sua avaliação e proficiência no mundo da música e das artes performativas, tendo passado a ser polo da mesma desde 2012.

Desde o ano lectivo 2014/2015, o Conservatório de Música de Sons e Compassos funciona em regime de Autonomia Pedagógica com a licença 130/2014, concedida por despacho da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo.

Tal como o mundo da música, a Sons e Compassos é tambem ela um elemento em constante evolução e crescimento, como tal em 2014/2015 elevámos o nosso estatuto a Conservatório de Música e no mesmo ano, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e o Ministério da Educação iniciámos o projecto da Orquestra Escolar de Sintra, que consiste na criação de uma orquetra composta por alunos do 5º ao 12º ano das escolas de ensino público do conselho de Sintra. Orquestra esta que tem vindo a crescer e a desenvolver um trabalho de renome e que em 2017 no Centro Cultural Olga Cadaval teve a honra de acompanhar o  compositor e pianista Mário Laginha num concerto com lotação esgotada.

No início do ano lectivo de 2018/2019 o Concervatório Sons e Compassos celebrou uma parceria com o Colégio Vasco da Gama para o ensino artistico, parceria esta que irá dar aos alunos do Colégio uma continuação dos seus estudos no ramo musical e que irá funcionar como uma extensão do Conservatório nas instalações do Colégio Vasco da Gama.

 

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui